Treinos de Handebol no Instituto Superação

Agora, além do basquete, também estamos com curso de formação para professores e treinos de handebol para os alunos e alunas das escolas da rede pública que são parceiras do Instituto Superação.
No dia 14 de março, foi a vez das redes da EE. Plínio Damasco Penna balançarem com os primeiros gols de um time só de meninas no treino de handebol.
“O Instituto Superação está desde 2020 trabalhando na sistematização do Método DNA Superação para modalidade handebol. Por isso, é com muita satisfação que estamos começando as nossas atividades nessa modalidade iniciando de um jeito muito especial para o Instituto, que tem a meta de atender 50% de meninas nas equipes formadas, que é tendo uma turma cheia de garotas.” contou nossa Coordenadora Pedagógica, Thatiana Freire
Em 2022, serão 20 escolas trabalhando a modalidade do handebol. Ao todo, o Instituto Superação irá atender 70 escolas em SP e MG, beneficiando quase 2.900 alunos com desenvolvimento esportivo e socioemocional, em duas modalidades.

Publicado em: 24 de março de 2022

Todas as estratégias anteriores culminam no nosso desejo de ver os alunos-atletas transferindo os aprendizados para outras esferas de suas vidas. Nossa expectativa é identificar repercussões positivas na sua vida fora do programa; no círculo familiar, contribuindo com a construção de vínculos e relações familiares positivas; e na escola, incentivando o bom aproveitamento escolar. Com o Passaporte Superação, o aluno pode acompanhar seu processo e concretizar seus resultados.

Aqui, integramos os princípios didático-pedagógicos do programa para que, ao mesmo tempo que os alunos-atletas aprendem uma modalidade esportiva, também sejam estimulados a desenvolver suas competências socioemocionais. O tratamento que damos à prática esportiva é baseado nos avanços da pedagogia do esporte e da neuroaprendizagem, derivada das descobertas da neurociência aplicada à educação. A prática regular de atividades esportivas está positivamente relacionada ao desenvolvimento das funções executivas do cérebro – autocontrole, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.

Queremos garantir que a prática esportiva oferecida seja segura, do ponto de vista físico, psicológico e social. A premissa básica para criar esse ambiente esportivo é o valor-chave SUPERAÇÃO – fazer o seu melhor. Para nós, superar a si próprio é o ideal de sucesso.

Os conteúdos de aprendizagem estão organizados no currículo Superação, formado por uma matriz de competências esportivas e socioemocionais do programa, com metas para cada faixa etária e nível de aprendizagem. O currículo também é um guia para o sistema de monitoramento e avaliação, pois oferece parâmetros para acompanhar integralmente cada aluno-atleta.

Pular para o conteúdo