O Instituto Superação

Somos uma organização não governamental que visa contribuir e fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, por meio da educação e do esporte competitivo.

Atuamos incansavelmente no sentido de proporcionar o acesso à prática esportiva saudável e positiva que promova, de maneira integrada, o desenvolvimento esportivo e socioemocional dos alunos. Nesse sentido, acreditamos que a prática esportiva no contexto da educação formal impacta positivamente a formação integral dos alunos e alunas, somando forças com a escola. Os professores de Educação Física são peças fundamentais nessa atuação, pois são capazes de transformar o esporte em uma experiência verdadeiramente educativa.

No IS, crianças e adolescentes praticam esporte sob a orientação de profissionais qualificados com o método DNA Superação, que ensinam e aperfeiçoam as habilidades esportivas, ao mesmo tempo que educam com valores, formando pessoas exemplares, dentro e fora das quadras. Conheça o método DNA Superação.

Nossos alunos aprendem a ganhar, a perder, a lutar pelos seus sonhos, a agir com valores e a ser protagonistas de sua própria história. Veja o impacto do IS!

O Instituto foi fundamental na minha carreira como treinador. Eu tive a oportunidade de fazer a formação, que abriu a minha mente e foi um aprendizado gigantesco para mim. Com certeza me tornou um profissional muito melhor. Essa parte dos valores e das competências deu uma profundidade muito maior. E faz a gente olhar o basquete e o esporte com outros olhos. Isso não tem preço. Fazer parte do Instituto não tem preço.

Rodrigo Bumirgh, tutor

Temos como missão contribuir com a formação pessoal de crianças e adolescentes, desenvolvendo competências socioemocionais por meio da integração entre a educação e o esporte competitivo.

Todas as nossas atividades estão ancoradas no método DNA Superação e planejadas pensando no desenvolvimento dos nossos seis Valores da Mão. No esporte, os sinais com a mão são um meio valioso de comunicação entre treinadores e atletas. Para nós, esses sinais comunicam muito mais do que jogadas, comunicam virtudes que esperamos ver nas nossas equipes, dentro e fora das quadras.

Nossa causa é garantir o direito à prática esportiva saudável e positiva, que promova o desenvolvimento esportivo e socioemocional dos nossos alunos-atletas, formando e fortalecendo professores da rede pública de ensino.

Trabalhamos para formar pessoas éticas e realizadas, capazes de: gerenciar suas emoções de maneira saudável; respeitar e valorizar a diversidade como potência da humanidade; demonstrar empatia e estabelecer relações sociais positivas; empenhar-se em busca de objetivos; tomar decisões responsáveis; e agir construtivamente para fazer do mundo um lugar melhor e mais justo a todos.

Atualmente, são mais de 141 mil escolas públicas de Ensino Fundamental em todo País, onde estudam, aproximadamente, dez milhões de alunos, apenas nos anos finais (Censo Escolar – Inep, 2018). Quando olhamos para a aprendizagem nas últimas décadas, a educação pública apresenta saltos relevantes, mas as crianças matriculadas do 6ª ao 9ª ano têm avançado timidamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em uma fase da vida crucial para o desenvolvimento integral desses indivíduos.

Eu gostei bastante de ter vindo para o Instituto Superação. Melhorou bastante não só nas minhas, mas nas notas de vários alunos. Melhorou a educação, o respeito, a honestidade.

Victor Gabriel, E.E. Professor Jácomo Stávale

Para nós, é claro, não haverá melhor cenário para o Brasil sem a valorização do professor, uma das profissões com maior número de profissionais no País, alcançando 2,5 milhões (Censo Escolar, 2017). Apesar de o esporte ser um instrumento privilegiado de promoção do desenvolvimento socioemocional e acadêmico, observamos uma desvalorização dessa disciplina dentro das escolas públicas. Neste cenário, o professor de Educação Física é subvalorizado, não tendo todo o seu potencial aproveitado. Queremos mudar essa realidade! Trabalhamos pela valorização do professor de Educação Física escolar para que possa utilizar todo o seu conhecimento na promoção do desenvolvimento integral de seus alunos.

Saiba mais sobre a formação de treinadores
.

Queremos agradecer o professor Alexandre e o Instituto Superação, pois estão sendo fundamentais na recuperação do meu filho. Muito obrigada por tudo e principalmente por fazerem a diferença na vida do Jonas e de tantos alunos das escolas públicas.

Fábia, mãe do Jonas Rodrigues Dantas, E.E. Professor Jácomo Stávale

A prática esportiva e a evolução acadêmica

O ambiente esportivo promovido pelo IS se torna um exemplo real do impacto que queremos provocar no mundo!

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Juntos, chegaremos lá!
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Ao todo, foram definidos 17 objetivos, que englobam 169 metas e integram 193 países.

Estamos comprometidos em contribuir com essa causa! Nossas atividades estão alinhadas para o atingimento das seguintes metas e objetivos:

Parceiro Financiador - Verba Direta

Parceiro Financiador - Lei de Incentivo ao Esporte

Parceiro Técnico

Parceiros Apoiadores

Fundador e Presidente (voluntário)
Roberto Chade

Conselho Consultivo (voluntário)
Guilherme Gerdau Johannpeter (Presidente do Conselho da Gerdau)
Eduardo Fischer Teixeira de Souza (Presidente da MRV)
Jair Ribeiro (Fundador e Presidente da Parceiros da Educação)
Vicky Bloch (Sócia na consultoria Vicky Bloch Associados)

Conselho Fiscal (voluntário)
Christian Orglmeister (VP da Suzano)
Francisco Ritondaro (CEO da General Shopping & Outlets do Brasil S/A)
Nestor Andrade (Diretor Financeiro da DOTZ)

Diretora Geral
Joana Miraglia

Gerente de Esportes
Flávio Davis

Coordenadora Administrativa Financeira
Renata Dessunte 

Coordenadora de Captação de Recursos e Parcerias
Janiffer Rocha Santos

Coordenadora Pedagógica
Thatiana Freire

Coordenador – Pilar Competitivo
Luiz Márcio Berlfein

Comunicação
Bárbara Uetanabara Piai

Formação de Professores
Bráulio de Sá
Paula Korsakas

Tutores
Alexandre Arantes
Ana Carolina Caporrino
Bianca Souza Leão e Almeida
Bráulio de Sá
Luiz da Silva Neto
Raphael Mehringer
Rodrigo Bumirgh
Thiago Feitosa Costa

Treinadores – Pilar Desenvolvimento
Adriana Milan
Alan Francis da Silva Alves
Alexandre Jose Varoli
Aline Rodrigues dos Anjos
Andreia Ferreira da Silva
Brígida Cleia Biaggio
Claudinei Lombe
Clóvis Reis Ferreira
Cristina Vieceli
Dirlany Fernandes Pereira
Eder Eduardo Nacari
Fábio Palmeira dos Santos
Giuliano Penna Corradi
Gustavo Marques Alves
José Francisco Marques
Kelly Cristiane Silva
Leandro Sanmiguel Camilo
Lucas Damasceno Dias
Maíra Costa de Andrade
Maria Tereza Domingues Farias Bastos
Marisa Umbelina Silva Santos
Melina de Andrade
Mônica Gonzalez
Selma Rodrigues Miltzman
Vanildo Cunha Santos
Walter Cota
Wellerson Narde
Wellington Alves Teixeira 
Wenderson Carlos Buzatto Lozer

Treinadores – Pilar Competitivo
Alessandra Santos de Oliveira
Luiz Alves da Silva Neto

Luiz Márcio Berlfein
Raphael Mehringer
Rodrigo Guedes do Prado
Thiago Feitosa Costa