Superação lança vaquinha online para manter Competitivo atuante

No dia 21.06, o Instituto Superação fez parte da terceira edição do Festival LED que foi realizado pela Globo com a Fundação Roberto Marinho, em parceira com a editora Globo.
O evento aconteceu no Rio de Janeiro e contou com nomes como: Angela Davis e Ailton Krenak.

Joana Miraglia, nossa Diretora Geral, e Amanda Busch, nossa Coordenadora Pedagógica ministraram a oficina “Como o Esporte pode ser um aliado para o desenvolvimento de competências socioemocionais?”

Os participantes ficaram muito inspirados com a apresentação do Método DNA Superação, método criado por nós que integra o desenvolvimento esportivo e socioemocional. Eles também puderam conhecer os nossos principais resultados e ainda vivenciaram na prática, com a participação nos jogos de inteligência e criatividades, como o esporte pode ser um poderoso aliado no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

“Foi uma honra receber o convite para fazer parte de um festival tão rico como o LED, tivemos a oportunidade de compartilhar o nosso Método, e ficamos muito felizes em poder conhecer e aprender com tantas outras pessoas e projetos que trazem luz para a educação brasileira”, contou Joana Miraglia.

Publicado em: 23 de julho de 2024

Todas as estratégias anteriores culminam no nosso desejo de ver os alunos-atletas transferindo os aprendizados para outras esferas de suas vidas. Nossa expectativa é identificar repercussões positivas na sua vida fora do programa; no círculo familiar, contribuindo com a construção de vínculos e relações familiares positivas; e na escola, incentivando o bom aproveitamento escolar. Com o Passaporte Superação, o aluno pode acompanhar seu processo e concretizar seus resultados.

Aqui, integramos os princípios didático-pedagógicos do programa para que, ao mesmo tempo que os alunos-atletas aprendem uma modalidade esportiva, também sejam estimulados a desenvolver suas competências socioemocionais. O tratamento que damos à prática esportiva é baseado nos avanços da pedagogia do esporte e da neuroaprendizagem, derivada das descobertas da neurociência aplicada à educação. A prática regular de atividades esportivas está positivamente relacionada ao desenvolvimento das funções executivas do cérebro – autocontrole, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.

Queremos garantir que a prática esportiva oferecida seja segura, do ponto de vista físico, psicológico e social. A premissa básica para criar esse ambiente esportivo é o valor-chave SUPERAÇÃO – fazer o seu melhor. Para nós, superar a si próprio é o ideal de sucesso.

Os conteúdos de aprendizagem estão organizados no currículo Superação, formado por uma matriz de competências esportivas e socioemocionais do programa, com metas para cada faixa etária e nível de aprendizagem. O currículo também é um guia para o sistema de monitoramento e avaliação, pois oferece parâmetros para acompanhar integralmente cada aluno-atleta.

Pular para o conteúdo