REUNIÕES DE PAIS E RESPONSÁVEIS

No início de cada ano, nossos/as treinadores/as e tutores/as realizam reuniões de pais e responsáveis, que contam também com a presença dos nossos/as alunos/as-atletas. As reuniões têm como objetivo apresentar o Instituto para os novos/as alunos/as e as ações que serão realizadas ao longo do ano. É também um momento para esclarecerem dúvidas e firmar uma relação de confiança e cooperação com os professores e professoras.

No mês de abril, as escolas E.E. Professor Jácomo Stávale, E.E. Princesa Isabel, E.E. Capitão Pedro Monteiro do Amaral e E.E. Professor Ennio Voss, realizaram as primeiras reuniões do ano.

O tutor da E.E. Professor Jácomo Stávale, Luiz da Silva Neto, ressalta a importância de promovermos esses momentos com as famílias: “Como tutor, acho fundamentais estas reuniões. Primeiro para conhecermos as famílias, que afinal serão nossas parceiras e, por fim, alinharmos as condutas para uma relação mais harmônica entre todos envolvidos.”.
Agradecemos a presença das 42 famílias que participaram das reuniões!

Publicado em: 04 de maio de 2021

Todas as estratégias anteriores culminam no nosso desejo de ver os alunos-atletas transferindo os aprendizados para outras esferas de suas vidas. Nossa expectativa é identificar repercussões positivas na sua vida fora do programa; no círculo familiar, contribuindo com a construção de vínculos e relações familiares positivas; e na escola, incentivando o bom aproveitamento escolar. Com o Passaporte Superação, o aluno pode acompanhar seu processo e concretizar seus resultados.

Aqui, integramos os princípios didático-pedagógicos do programa para que, ao mesmo tempo que os alunos-atletas aprendem uma modalidade esportiva, também sejam estimulados a desenvolver suas competências socioemocionais. O tratamento que damos à prática esportiva é baseado nos avanços da pedagogia do esporte e da neuroaprendizagem, derivada das descobertas da neurociência aplicada à educação. A prática regular de atividades esportivas está positivamente relacionada ao desenvolvimento das funções executivas do cérebro – autocontrole, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.

Queremos garantir que a prática esportiva oferecida seja segura, do ponto de vista físico, psicológico e social. A premissa básica para criar esse ambiente esportivo é o valor-chave SUPERAÇÃO – fazer o seu melhor. Para nós, superar a si próprio é o ideal de sucesso.

Os conteúdos de aprendizagem estão organizados no currículo Superação, formado por uma matriz de competências esportivas e socioemocionais do programa, com metas para cada faixa etária e nível de aprendizagem. O currículo também é um guia para o sistema de monitoramento e avaliação, pois oferece parâmetros para acompanhar integralmente cada aluno-atleta.

Pular para o conteúdo