Rafael Gomes de Oliveira – Escola Estadual Belize

O Rafael Gomes de Oliveira começou a fazer parte do Instituto Superação em 2019, logo quando iniciamos nossa parceria com a Escola Estadual Belize, em São Paulo.

Nesse mesmo período, o Rafael entrou em um processo de depressão, logo após um acidente sofrido por seu irmão. Para a Josiane, mãe do Rafael, ele conseguiu superar essa fase delicada graças ao Instituto. Segundo ela, a participação dele no IS e todas as atividades aqui realizadas contribuíram muito nesse momento tão difícil.

O nosso treinador Leandro Camilo foi peça fundamental nesse processo! Ele destaca uma grande transformação na forma como o Rafael se comunica e se relaciona com os colegas e amigos. No início ele era tímido, mas logo percebeu que na quadra poderia se expressar sem qualquer dificuldade. Além disso, com relação à parte acadêmica, ele mantém o seu rendimento escolar impecável.

“O que me deixa mais impressionada com o projeto são os profissionais de altíssima qualidade que fazem parte, que tratam cada aluno como um indivíduo único. O Instituto nas nossas vidas foi extremamente importante e eu só tenho a agradecer por fazerem parte da nossa vida e da nossa família. ”

Josiane, mãe do Rafael

Todas as estratégias anteriores culminam no nosso desejo de ver os alunos-atletas transferindo os aprendizados para outras esferas de suas vidas. Nossa expectativa é identificar repercussões positivas na sua vida fora do programa; no círculo familiar, contribuindo com a construção de vínculos e relações familiares positivas; e na escola, incentivando o bom aproveitamento escolar. Com o Passaporte Superação, o aluno pode acompanhar seu processo e concretizar seus resultados.

Aqui, integramos os princípios didático-pedagógicos do programa para que, ao mesmo tempo que os alunos-atletas aprendem uma modalidade esportiva, também sejam estimulados a desenvolver suas competências socioemocionais. O tratamento que damos à prática esportiva é baseado nos avanços da pedagogia do esporte e da neuroaprendizagem, derivada das descobertas da neurociência aplicada à educação. A prática regular de atividades esportivas está positivamente relacionada ao desenvolvimento das funções executivas do cérebro – autocontrole, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.

Queremos garantir que a prática esportiva oferecida seja segura, do ponto de vista físico, psicológico e social. A premissa básica para criar esse ambiente esportivo é o valor-chave SUPERAÇÃO – fazer o seu melhor. Para nós, superar a si próprio é o ideal de sucesso.

Os conteúdos de aprendizagem estão organizados no currículo Superação, formado por uma matriz de competências esportivas e socioemocionais do programa, com metas para cada faixa etária e nível de aprendizagem. O currículo também é um guia para o sistema de monitoramento e avaliação, pois oferece parâmetros para acompanhar integralmente cada aluno-atleta.

Pular para o conteúdo