FESTIVAL ON-LINE DO SUPERAÇÃO REÚNE ALUNOS-ATLETAS DE SP E MG

Mesmo em meio a uma pandemia, e em um ano em que a SUPERAÇÃO foi a palavra-chave para todos nós, o nosso Festival, uma festa que já é tradição, não poderia deixar de acontecer. O evento que sempre aconteceu de forma presencial, em SP e em MG, desta vez reuniu nossos alunos-atletas dos dois estados em um evento virtual, no dia 28 de novembro de 2020.

Reunimos ao todo mais de 140 participantes, entre eles alunos de 26 escolas públicas, de SP e MG, familiares, as nossas equipes competitivas e nossos treinadores, para uma manhã muito animada!

Foram 6 desafios esportivos, atrelados aos nossos valores. Um aluno de cada escola e de cada equipe competitiva, foi homenageado pelo seu comprometimento com os valores e pela participação nas atividades do Instituto durante todo o ano de 2020.

Foi emocionante ver a dedicação dos nossos alunos e alunas, que mesmo com todas as dificuldades, alguns até sem bola para fazer o treino, deram o seu melhor. Nossos valores e as competências socioemocionais estiveram presentes em cada momento ao longo do ano, e não seria diferente no Festival.

Aproveitamos para a agradecer os atletas e técnicos do basquetebol brasileiro que marcaram presença e enviaram uma mensagem de motivação e SUPERAÇÃO para todos que acompanhavam nossa festa.

Agradecemos também a todos que contribuíram com os brindes sorteados: bolas, kits e camisas, o que trouxe uma enorme alegria para os sorteados.

O Festival de 2020 foi muito especial! Que venha 2021!

▶ No vídeo, os melhores momentos do Festival.

https://www.youtube.com/watch?v=-h5y4L_QZqY&feature=youtu.be

Publicado em: 14 de dezembro de 2021

Os conteúdos de aprendizagem estão organizados no currículo Superação, formado por uma matriz de competências esportivas e socioemocionais do programa, com metas para cada faixa etária e nível de aprendizagem. O currículo também é um guia para o sistema de monitoramento e avaliação, pois oferece parâmetros para acompanhar integralmente cada aluno-atleta.

Queremos garantir que a prática esportiva oferecida seja segura, do ponto de vista físico, psicológico e social. A premissa básica para criar esse ambiente esportivo é o valor-chave SUPERAÇÃO – fazer o seu melhor. Para nós, superar a si próprio é o ideal de sucesso.

Aqui, integramos os princípios didático-pedagógicos do programa para que, ao mesmo tempo que os alunos-atletas aprendem uma modalidade esportiva, também sejam estimulados a desenvolver suas competências socioemocionais. O tratamento que damos à prática esportiva é baseado nos avanços da pedagogia do esporte e da neuroaprendizagem, derivada das descobertas da neurociência aplicada à educação. A prática regular de atividades esportivas está positivamente relacionada ao desenvolvimento das funções executivas do cérebro – autocontrole, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.

Todas as estratégias anteriores culminam no nosso desejo de ver os alunos-atletas transferindo os aprendizados para outras esferas de suas vidas. Nossa expectativa é identificar repercussões positivas na sua vida fora do programa; no círculo familiar, contribuindo com a construção de vínculos e relações familiares positivas; e na escola, incentivando o bom aproveitamento escolar. Com o Passaporte Superação, o aluno pode acompanhar seu processo e concretizar seus resultados.