ENCONTRO ON-LINE COM DIRETORES E DIRETORAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS PARCEIRAS

No dia 10 de fevereiro, promovemos um encontro on-line com os diretores e diretoras das escolas parceiras do Instituto Superação em São Paulo. Foi uma excelente oportunidade de nos aproximarmos, conversarmos sobre o que foi realizado em 2020 e nossos objetivos para 2021.

Agradecemos muito a presença dos diretores e treinadores das Escolas: E.E. Prof. Antônio Nascimento, E.E. Capitão Pedro Monteiro de Amaral, E.E. Brisabella, E.E. Professor Jácomo Stávale, E.E. Odon Cavalcanti, E.E. Lasar Segall, E.E. Júlio de Mesquita Filho, E.E. Enio Voss, E.E. Carlos Maximiliano, E.E. Belize!

Mesmo com tantos desafios, seguiremos juntos na missão de contribuir com a formação pessoal de crianças e adolescentes, desenvolvendo competências socioemocionais por meio da integração entre a educação e o esporte competitivo.

Publicado em: 29 de mar de 2021

Todas as estratégias anteriores culminam no nosso desejo de ver os alunos-atletas transferindo os aprendizados para outras esferas de suas vidas. Nossa expectativa é identificar repercussões positivas na sua vida fora do programa; no círculo familiar, contribuindo com a construção de vínculos e relações familiares positivas; e na escola, incentivando o bom aproveitamento escolar. Com o Passaporte Superação, o aluno pode acompanhar seu processo e concretizar seus resultados.

Aqui, integramos os princípios didático-pedagógicos do programa para que, ao mesmo tempo que os alunos-atletas aprendem uma modalidade esportiva, também sejam estimulados a desenvolver suas competências socioemocionais. O tratamento que damos à prática esportiva é baseado nos avanços da pedagogia do esporte e da neuroaprendizagem, derivada das descobertas da neurociência aplicada à educação. A prática regular de atividades esportivas está positivamente relacionada ao desenvolvimento das funções executivas do cérebro – autocontrole, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.

Queremos garantir que a prática esportiva oferecida seja segura, do ponto de vista físico, psicológico e social. A premissa básica para criar esse ambiente esportivo é o valor-chave SUPERAÇÃO – fazer o seu melhor. Para nós, superar a si próprio é o ideal de sucesso.

Os conteúdos de aprendizagem estão organizados no currículo Superação, formado por uma matriz de competências esportivas e socioemocionais do programa, com metas para cada faixa etária e nível de aprendizagem. O currículo também é um guia para o sistema de monitoramento e avaliação, pois oferece parâmetros para acompanhar integralmente cada aluno-atleta.

Pular para o conteúdo