AÇÕES DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Iniciamos os trabalhos da nossa nova equipe multidisciplinar!

Agora, a Fernanda Bolzan, psicóloga esportiva e clínica, e a Sara Tognetti, nutricionista esportiva e funcional, fazem parte do nosso time de voluntários e irão nos apoiar tanto no pilar Desenvolvimento quanto no pilar Competitivo.

A chegada dessas duas profissionais representa um grande avanço para o Instituto! Entre algumas das atividades que elas irão realizar estão: orientações e conversas durante os treinos e palestras com temas relacionados ao dia a dia dos nossos alunos-atletas.

No dia 25 de março, foi a vez de um bate-papo com 78 famílias dos alunos-atletas do pilar Competitivo. Elas puderam contar um pouco sobre como será o trabalho e dar orientações para os responsáveis e para os atletas de como lidar com o período de distanciamento social.

Em abril, a equipe participou de encontros a cada 15 dias com as equipes do pilar competitivo, que foram divididas em dois grupos (Grupo 1 sub11 e 12 Masc e Fem.- sub13 e sub14.; Grupo 2 – sub 15 e sub16). Nos encontros, os alunos e alunas recebem orientações, conversam com as profissionais, tiram dúvidas e assistem apresentações sobre temas específicos de forma interativa. Na psicologia, a voluntária Fernanda sempre propõe uma tarefa de reflexão, para a construção de uma atividade no próxima encontro. Na nutrição, a voluntária Sara propõe desafios para que os meninos prestem atenção na alimentação e na hidratação, e avalia se eles conseguiram evoluir nos encontros seguintes.
No desenvolvimento, a psicóloga participou de um bate-papo com os treinadores e treinadoras, falando sobre os desafios do momento atual.

Publicado em: 29 de abr de 2021

Os conteúdos de aprendizagem estão organizados no currículo Superação, formado por uma matriz de competências esportivas e socioemocionais do programa, com metas para cada faixa etária e nível de aprendizagem. O currículo também é um guia para o sistema de monitoramento e avaliação, pois oferece parâmetros para acompanhar integralmente cada aluno-atleta.

Queremos garantir que a prática esportiva oferecida seja segura, do ponto de vista físico, psicológico e social. A premissa básica para criar esse ambiente esportivo é o valor-chave SUPERAÇÃO – fazer o seu melhor. Para nós, superar a si próprio é o ideal de sucesso.

Aqui, integramos os princípios didático-pedagógicos do programa para que, ao mesmo tempo que os alunos-atletas aprendem uma modalidade esportiva, também sejam estimulados a desenvolver suas competências socioemocionais. O tratamento que damos à prática esportiva é baseado nos avanços da pedagogia do esporte e da neuroaprendizagem, derivada das descobertas da neurociência aplicada à educação. A prática regular de atividades esportivas está positivamente relacionada ao desenvolvimento das funções executivas do cérebro – autocontrole, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.

Todas as estratégias anteriores culminam no nosso desejo de ver os alunos-atletas transferindo os aprendizados para outras esferas de suas vidas. Nossa expectativa é identificar repercussões positivas na sua vida fora do programa; no círculo familiar, contribuindo com a construção de vínculos e relações familiares positivas; e na escola, incentivando o bom aproveitamento escolar. Com o Passaporte Superação, o aluno pode acompanhar seu processo e concretizar seus resultados.